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    Insignia Mundial de Ambiente
Princípios para a educação ambiental no Escutismo
Reafirmam o compromisso escutista para com o ambiente e o seu espaço no programa escutista mais vasto.
  • O ambiente é central no programa escutista e um elemento chave no desenvolvimento de bons cidadãos do mundo.
  • O Escutismo promove oportunidades para experimentar e conectar com o mundo natural.
  • Os Escuteiros encetam ativamente programas educacionais para fazerem escolhas informadas sobre o ambiente, pessoas e sociedade – escolhas que refletem a Promessa e a Lei Escutas.

Objetivos para a educação ambiental no Escutismo
Identificam os temas ambientais chave que o mundo enfrenta e oferecem uma perspetiva para serem encarados pelo Escutismo. Os escuteiros estão a trabalhar para um mundo onde:
  • As pessoas e os Sistemas Naturais têm água e ar limpo.
  • Existem habitats naturais suficientes para manterem espécies nativas.
  • O risco de substâncias nocivas para as pessoas e o ambiente é minimizado.
  • As práticas ambientais mais adequadas são usadas.
  • As pessoas estão preparadas para responder a riscos ambientais

Objectivos da Insígnia Mundial de Ambiente
Consultar aqui Objectivos por secção.

O processo para obter a Insígnia Mundial de Ambiente


Primeiro Passo
Apresenta plano ao Departamento Nacional de Ambiente, através da Junta Regional respetiva, preferencialmente através de correio eletrónico para ambiente@cne-escutismo.pt, em que se descrevam os percursos de exploração e conhecimento pelos 5 objetivos ambientais, onde se inclui a ideia para a Ação preferencialmente local.

Exemplo...

Região/Agrupamento/Secção

1ª Etapa
Explora e Reflete: completa atividades baseadas em cada um dos cinco objetivos.

Objetivos ambientais
Atividades
População e Sistemas Naturais têm água potável e ar limpo Fichas de atividades respetivas ou outras atividades que melhor se adaptem à tua realidade e que concernem este objetivo
Existem habitats naturais suficientes para suportarem espécies nativas Fichas de atividades respetivas ou outras atividades que melhor se adaptem à tua realidade e que concernem este objetivo
O risco de substâncias nocivas para as pessoas e o ambiente são minimizadas Fichas de atividades respetivas ou outras atividades que melhor se adaptem à tua realidade e que concernem este objetivo
As práticas ambientais mais adequadas são usadas Fichas de atividades respetivas ou outras atividades que melhor se adaptem à tua realidade e que concernem este objetivo
As pessoas estão preparadas para responder a perigos ambientais e desastres naturais Fichas de atividades respetivas ou outras atividades que melhor se adaptem à tua realidade e que concernem este objetivo

2ª Etapa
Atua: elabora um projeto ambiental relacionado com prévia aprendizagem e com o ambiente local.

Descreve brevemente a ideia para a ação ambiental, a qual terás oportunidade de enriquecer ao longo das atividades e transformar num projeto ambiental, como sugerimos abaixo com a preparação de uma Ação.

Como podes prepara uma Ação?

Consulta mais abaixo as etapas que deves seguir.

Segundo Passo
Enriquecimento do percurso e preparação do projeto ambiental podendo sempre recorrer ao apoio do departamento de ambiente, dos delegados regionais e aos parceiros do CNE nesta área. Desta forma, o DNA poderá contribuir para o projeto e apoiar na definição e concretização dos objetivos que se propuserem atingir.

Terceiro Passo
Depois de realizada a Ação Ambiental, envia para o mesmo endereço eletrónico: ambiente@cne-escutismo.pt, com a validação administrativa da Junta Regional, o relatório do percurso para melhor demonstrar a tua experiência. A insígnia mundial é atribuída individualmente, pelo que é muito importante identificar cada um dos Lobitos, Exploradores/Moços, Pioneiros/Marinheiros que cumpriram as etapas apresentadas no plano elaborado e enviado para o DNA.

Exemplo...

Região/Agrupamento/Secção
Identificação de cada criança/jovem

1ª Etapa
Explora e Reflete

Objetivos ambientais
Atividades
População e Sistemas Naturais têm água potável e ar limpo Atividade realizada
Existem habitats naturais suficientes para suportarem espécies nativas Atividade realizada
O risco de substâncias nocivas para as pessoas e o ambiente são minimizadas Atividade realizada
As práticas ambientais mais adequadas são usadas Atividade realizada
As pessoas estão preparadas para responder a perigos ambientais e desastres naturais Atividade realizada

2ª Etapa
Atua

Relatório da Ação Ambiental
Podes melhor demonstrar a tua experiência juntando fotos, vídeo ou outros meios, de forma a partilharmos o que os escuteiros estão a fazer para melhorar o mundo.

 

Último Passo
Aprovação e atribuição individual da Insígnia Mundial de Ambiente a ser usada de acordo com o Regulamento dos uniformes, distintivos e bandeiras do CNE.

Para mais informações contactar o Departamento Nacional de Ambiente através do email ambiente@cne-escutismo.pt


Como preparar uma Ação?

Grandes temas das Ações
• Água
• Ar e ruído
• Biodiversidade
• Consumo sustentável
• Energia
• Florestas
• Mobilidade e cidades sustentáveis
• Oceanos e zonas costeiras
• Resíduos
• Solos e ordenamento do território
Cada Ação tem apenas um tema, que é o seu tema principal, embora possa abranger mais que um tema.

1. Diagnóstico Ambiental Local
Inventariar os problemas ambientais da área, através de um diagnóstico ambiental (simples e predefinido com recurso a fichas de campo).

2. Seleção de caso prático
Analisar e refletir sobre os resultados do diagnóstico. Escolher um caso. Na eventualidade de existirem vários, estabelecer prioridades. Ter atenção à abrangência do caso. Selecionar casos que possam ser concretizados (e.g. não procurar resolver os problemas do rio Tejo, selecionar antes um roço de uma ribeira).
• Análise dos resultados
• Seleção de prioridades

3. Conceção do Projeto
Organizar a forma de atuação. Conceber um projeto pensando em todas as fases, desde os objetivos à avaliação. Incluir a calendarização.
• Objetivos
• Informação base
• Forma de agir
• Meios necessários
• Calendarização
• Plano de divulgação

4. Preparação para a Ação
Fazer todos os preparativos, planear e arranjar os meios necessários (humanos e materiais). Não esquecer a divulgação.
• Reunir informação
• Arranjar meios humanos e materiais
• Angariar apoios
• Preparar divulgação

5. Ação
Ação propriamente dita depois de tudo preparado. É a intervenção no terreno.

6. Avaliação
É uma etapa muito importante, pois permite perceber como tudo ocorreu. Se necessário, pode ser efetuado um reforço da ação realizada.
• Reformulação/reforço, caso necessário

7. Celebração
É o final da Ação. É um agradecimento que todos fazem a todos. Vai desde a salva de palmas à organização de uma festa. Pode também dar ideias para o início de outra Ação.
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