Especialidades » Outros Programas » Scouts of the World   Entrar :: English  ::  Contactos
 Pesquisar

   Scouts of the World
O programa “Scouts of the World” (SoW) surgiu no âmbito dos Objectivos do Milénio (ODM). Sendo o escutismo um movimento global, qual será o impacto no alcance dos ODM se cada escuteiro der o seu (pequeno) contributo?

Nesse sentido, este programa promove a realização de acções de serviço em três áreas: Ambiente, Desenvolvimento e Paz. Estas acções de serviço promovem a cooperação mundial de todos os escuteiros, e visam o alcance de um mundo melhor: “Scouts... Creating a better world”!

O desenvolvimento e a participação em projectos deste programa obedecem a determinadas fases, que são as mesmas em todo o mundo. No final dos projectos, cada escuteiro (ou não escuteiro, também há essa possibilidade), recebe um certificado “Scout of the World”, uma insígnia e um acesso a uma rede mundial, a “Network”.

Na Network, todos podem ter acesso a projectos desenvolvidos em qualquer parte do mundo, e participar nos mesmos, caso assim o queiram! Podem também divulgar os projectos que conhecem e estabelecer, desta forma, uma parceria mundial de apoio ao desenvolvimento e ao alcance dos ODM.

A realização dos projectos divide‐se, genericamente, em 2 fases...

Descoberta

Período de tempo de, no mínimo, 2 dias, em que o grupo que participa/organiza o projecto, tem as acções de formação/práticas necessárias à boa implementação do projecto, visita os locais associados (ou locais semelhantes), contacta com as realidades envolventes e tenta perceber tudo o que é necessário para a boa concretização do projecto idealizado.

Serviço Voluntário

Período de tempo de, no mínimo, 15 dias, que não tem que ser necessariamente consecutivo. Ou seja, o serviço voluntário pode decorrer em 8 fins‐de‐semana diferentes, por exemplo. Nesta fase verifica‐se a verdadeira implementação do projecto idealizado e a concretização do pequeno passo que foi dado, para o alcance de um Mundo Melhor.

No início de cada projecto, o grupo que pretende organizá‐lo deve contactar a equipa SoW (através do e‐mail swa@cne‐escutismo.pt) e, através da validação do projecto em causa, cada elemento recebe um passaporte. Este passaporte dar‐lhe‐á acesso a todo o percurso do programa SoW e será, no final, a prova do caminho percorrido e do esforço conseguido. Após a Descoberta o passaporte é carimbado e assinado pela equipa SoW, e após o Serviço Voluntário também.

Findas as etapas, pede‐se o envio do relatório do projecto (individual) e, quando o mesmo for recebido, todos os participantes/organizadores do projecto receberão o Certificado SoW e a insígnia. O acesso à Network é disponibilizado pelo Bureau Mundial do Escutismo, após comunicação da atribuição do “Scouts of the World Award” pela equipa SoW.

Para a realização de qualquer projecto é necessário ter uma Base. E o que é isto de ter uma base?
 Qualquer preparação de actividade precisa de ter um local onde “tudo acontece”, isto é , onde a equipa reune, preparar, discute e guarda todos os materiais necessários ao desenvolvimento da mesma.

Uma Base Scouts of the World é isso mesmo: um local onde o projecto ganha vida e cor, de forma a tornar‐se uma realidade.
As Bases dos projectos Scouts of the World podem ser Temporárias ou Permanentes. A diferença reside no facto de as Bases Permanentes terem que cumprir requisitos como: ser um centro escutista, com capacidade para acolher escuteiros em qualquer época do ano e que organize, pelo menos uma vez por ano, uma Descoberta. As Bases Temporárias podem ser noutro local, sem requisitos definidos. Estas duram enquanto o projecto em causa durar. Por exemplo, se um Clã decide levar a cabo um determinado projecto, o mesmo deve ter uma Base, e essa Base pode ser o Albergue do Clã. Deixa de ser Base Temporária Scouts of the World quando o projecto terminar.

Para mais informações contacta a Equipa SWA através do email swa@cne‐escutismo.pt.
.
  

© 2008 Copyright - Portal Oficial do Corpo Nacional de Escutas - Todos os direitos reservados.
Colaboradores - Avisos legais - Sugestões/Erros