Início » Destaques do Site   Entrar :: English  ::  Contactos
 Pesquisar
   Destaques do Site

 

Artigos publicados | Categorias | Procurar | Sindicação


Registos para Novembro 2012

IX Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem
quinta-feira, 29 de Novembro de 2012

IX Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem

O IX Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem irá realizar-se no dia 1 de dezembro, no Centro Pastoral Paulo VI. Um concurso que tem por objetivos: dinamizar a pastoral dos jovens; incentivar a criação poético-musical, partindo dos valores da cidadania e humano-cristãos; promover a canção mensagem como forma de linguagem musical e evangelizadora; possibilitar a comunicação, o convívio entre os jovens de cada Diocese, Grupos de Jovens, Movimentos Eclesiais em Portugal, no âmbito do Conselho Nacional da Pastoral Juvenil. O tema escolhido para esta edição é "Alegrai-vos sempre no Senhor" (Fl 4,4) e "Ide e fazei discípulos de todos os povos" (Mt 28, 19). Mais informações aqui.


A Região dos Açores vai organizar a Estação Nacional do Jota/Joti 2013
segunda-feira, 26 de Novembro de 2012

A Região dos Açores vai organizar a Estação Nacional do Jota/Joti 2013

Por decisão da Junta Central e divulgado no ùltimo CNR, a Estação Nacional do Jota/Joti-2013  vai ser organizada pela Região dos Açores, que acolherá esta atividade no Núcleo de S.Miguel, nos dias 19 e 20 de Outubro. A Junta Central, agradece às Juntas Regionais de Lisboa e Santarém, que também apresentaram candidaturas para levar a efeito esta iniciativa e aproveita para desejar à Junta Regional dos Açores o maior êxito na concretização da mesma.


Nova Ficha de Segurança da Proteção Civil
quarta-feira, 14 de Novembro de 2012

Nova Ficha de Segurança da Proteção Civil

Encontra-se já disponível aqui (em Documentos>Recursos) a Ficha de Segurança 9-B em atividades escutistas, ficando deste modo atualizado on-line o respetivo manual.

Esta ficha refere-se ao tratamento de resíduos, mais concretamente ao tema da compostagem.

Tal como aconteceu com as anteriores, podes imprimi-la e colecioná-la juntamente com as anteriores, na respetiva capa que está á venda no DMF!

Celebração da Memória de S. Nuno de Santa Maria, Patrono do CNE
terça-feira, 6 de Novembro de 2012

Celebração da Memória de S. Nuno de Santa Maria, Patrono do CNE

Na celebração da Memória de S. Nuno de Santa Maria, Patrono do CNE, recordemos as palavras do Santo Padre Bento XVI no dia da canonização de S. Nuno que teve lugar em Roma a 26 de Abril de 2009:  

"Sabei que o Senhor me fez maravilhas. Ele me ouve, quando eu o chamo" (Sl 4, 4).
 
Estas palavras do Salmo Responsorial exprimem o segredo da vida do bem-aventurado Nuno de Santa Maria, herói e santo de Portugal. Os setenta anos da sua vida situam-se na segunda metade do século XIV e primeira do século XV, que viram aquela nação consolidar a sua independência de Castela e estender-se depois pelos Oceanos não sem um desígnio particular de Deus abrindo novas rotas que haviam de propiciar a chegada do Evangelho de Cristo até aos confins da terra. São Nuno sente-se instrumento deste desígnio superior e alistado na militia Christi, ou seja, no serviço de testemunho que cada cristão é chamado a dar no mundo. Características dele são uma intensa vida de oração e absoluta confiança no auxílio divino. Embora fosse um óptimo militar e um grande chefe, nunca deixou os dotes pessoais sobreporem-se à acção suprema que vem de Deus. São Nuno esforçava-se por não pôr obstáculos à acção de Deus na sua vida, imitando Nossa Senhora, de Quem era devotíssimo e a Quem atribuía publicamente as suas vitórias. No ocaso da sua vida, retirou-se para o Convento do Carmo por ele mandado construir. Sinto-me feliz por apontar à Igreja inteira esta figura exemplar nomeadamente pela presença duma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis à mesma, sendo a prova de que em qualquer situação, mesmo de carácter militar e bélico, é possível actuar e realizar os valores e princípios da vida cristã, sobretudo se esta é colocada ao serviço do bem comum e da glória de Deus.
 
 
A todos desejo um feliz dia de S. Nuno, estimulados pelo seu exemplo integral de vida cristã!
 
Pe. Rui Silva
(Assistente Nacional)

 Imprimir   


© 2008 Copyright - Portal Oficial do Corpo Nacional de Escutas - Todos os direitos reservados.
Colaboradores - Avisos legais - Sugestões/Erros